Vacina contra a influenza segue disponível para grupos prioritários até dia 31 de maio

Vacina contra a influenza segue disponível para grupos prioritários até dia 31 de maio


O Mistério da Saúde deu início no último dia 10 à campanha nacional de vacinação contra a influenza (gripe) em todo o Brasil. Até o dia 31 de maio a intenção é vacinar todos os grupos prioritários estabelecidos a partir de critérios do próprio Ministério.

No Paraná, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a o objetivo é imunizar pelo menos 90% do público-alvo, que corresponde a 3,3 milhões de pessoas.

De acordo com a coordenadora do setor de imunização da 12ª Regional de Saúde de Umuarama, que compreende 20 municípios da região, Sueli Schneider, neste primeiro momentos está sendo realizada a vacinação a gestantes e crianças de 6 meses até 5 anos e onze meses, além de puérperas (mães de recém-nascidos de até 45 dias) e povos indígenas.

Em entrevista ao Bianca News nesta terça-feira (16) ela destacou que a segunda etapa de vacinação será realizada a partir do dia 22 de abril, quando serão vacinados os demais grupos prioritários. 

A doença

A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas. No caso específico do Amazonas, a circulação, de acordo com o ministério, segue o período sazonal da doença potencializado pelas chuvas e enchentes e consequente aglomeração de pessoas.

 

Deixe seu Comentário