IFPR de Umuarama corre risco de interromper atividades se contingenciamento for mantido

IFPR de Umuarama corre risco de interromper atividades se contingenciamento for mantido


O contingenciamento de verbas de custeio anunciadas recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) pode inviabilizar as aulas no Campi  do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Umuarama.

Nesta quarta-feira (15) centenas de alunos da Instituição realizaram uma mobilização em Umuarama para chamar a atenção para a situação. Além de uma passeata eles também promoveram uma exposição pública de trabalhos científicos produzidos no Instituto.

O assunto foi tratado no Bianca News,  que nesta recebeu o presidente do Grêmio Estudantil do IFPR de Umuarama, Cleitom Silva dos Santos, que é aluno do Ensino Médio Integrado da Instituição. Além dele o programa também conversou com os membros do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná ( SINDIEDUTEC-PR), André Vargas e Samanta Junqueira.

Estrutura

O IFPR possui 25 campi e um centro de referência e atende 30.228 estudantes, sendo 21.396 em cursos técnicos, 6.251 em graduação, 825 em pós-graduação e 1.756 em cursos de formação inicial e continuada (FIC). Só em Umuarama são 1192 alunos.

O Instituto Federal do Paraná é parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que contempla 41 instituições e quase um milhão de alunos espalhados pelo país. 

Com o bloqueio de 30% da verba de custeio, o orçamento do IFPR do Paraná sofreu uma redução de 36%, o que inviabilizaria a manutenção das aulas.

Deixe seu Comentário