“Situação lamentável”, diz Deybson Bitencourt sobre UBSs dos distritos de Umuarama

“Situação lamentável”, diz Deybson Bitencourt sobre UBSs dos distritos de Umuarama


Apesar de ser a cidade polo na área da Saúde da região Noroeste, Umuarama tem problemas sérios de infraestrutura e pessoal, principalmente nas UBSs (Unidades de Básicas de Saúde) do interior.

É o que aponta um relatório que está sendo preparado pelo líder da bancada de oposição ao governo municipal na Câmara de Vereadores, vereador Deybson Bitencourt (PDT).

Segundo o parlamentar, que esteve percorrendo as UBSs dos distritos de Serra dos Dourados, Santa Elisa, Lovat, Roberto Silveira, Vila Nova União e Nova Jerusalém, é possível verificar diversos problemas, no entanto, é em Nova Jerusalém que a situação é mais dramática e inaceitável.

Em entrevista ao Jornal da Bianca nesta terça-feira (30) o vereador afirmou que a condição verificada no local não é aceitável e coloca em risco a dignidade, não só das famílias que moram no distrito e precisam da atenção e atendimento da saúde pública, mas também dos profissionais que trabalham nestes ambientes.

Além da estrutura deteriorada, também existe deficiência de profissionais médicos e farmacêuticos. O parlamentar prepara uma série de apontamentos que devem nortear um documento que será tornado público nos próximos dias.

O vereador vai cobrar ações emergenciais do governo municipal e propor indicações para que a prefeitura viabilize as melhorias necessárias afim de possibilitar dignidade as pessoas que precisam de atendimento no local.

Nova Jerusalém

Uma casinha de madeira, cheia de buracos e sem condições de segurança e dignidade. Assim é a UBS do distrito de Nova Jerusalém.

Além da chuva, que cai dentro do local, a UBS também é guarita para esconderijo de bichos peçonhentos. Segundo moradores do distrito, assim que chega para trabalhar a funcionária precisa ver se não tem cobras ou outros animais para poder acolher as pessoas que vão buscar atendimento.

A UBS está com o chão deteriorado. Portas e janelas também quase não oferecem segurança e as beiradas ameaçam desabar a qualquer momento.

Durante a entrevista o vereador afirmou que a situação é inaceitável e afirmou que irá cobrar respostas do poder público.

Segundo ele, existem projetos que podem ser viabilizados para a construção de Unidades Básicas de Saúde no interior, obra que também poderia ser feita a partir de recursos livres do município.

Contraditório

O Jornal da Bianca entrou em contato com a prefeitura de Umuarama para saber qual o posicionamento do município a respeito da situação da UBS do distrito de Nova Jerusalém, mas até a publicação desta reportagem ainda não havia resposta sobre o pedido.

Deixe seu Comentário