Quatro dos cinco conselheiros tutelares de Umuarama vão tentar a reeleição

Quatro dos cinco conselheiros tutelares de Umuarama vão tentar a reeleição


Dos 70 candidatos inscritos para concorrer às cinco vagas para conselheiro tutelar de Umuarama, 48 foram aprovados na prova objetiva realizada no último dia 14, quatro deles, já exercem a função.

Agora eles irão assinar um termo de compromisso e, a partir de segunda-feira (5), podem fazer campanha para pedir votos.

Em entrevista ao Jornal da Bianca nesta sexta-feira (2) o presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Uilian Henrique da Silva Drohson, explicou como o processo de escolha irá funcionar.

Segundo ele, existe uma série de regramentos que precisam ser seguidos, caso o contrário, o candidato é vetado de participar das eleições.

Além de não poderem usar carro de som e distribuir brindes, também é proibido o uso de estrutura partidária ou apoio de agentes públicos como vereadores e secretários municipais.

Votação

A votação acontece no dia 6 de outubro. Para votar a população precisa fazer um cadastro no site www.cmdca.com.br. O processo de escolha será feito através de urna eletrônica.

Número insuficiente

Atualmente com uma população de 112 mil habitantes, Umuarama possui apenas cinco conselheiros tutelares. Número que é insuficiente para atender toda a cidade.

Segundo o presidente já existe projeto aprovado para a criação de mais um Conselho Tutelar em Umuarama, mas está parado devido à questão financeira, pois além de uma nova estrutura física, também haveria mais despesas com pagamentos de salários e manutenção do atendimento ao público.

Deixe seu Comentário