Especialista alerta: Chocolate em excesso pode causar tontura e zumbido no ouvido

Especialista alerta: Chocolate em excesso pode causar tontura e zumbido no ouvido

É difícil ignorar o produto, que é delicioso, aparece a todo o momento nas redes sociais, nos comerciais de televisão e é oferecido como presente por quem mais amamos. Contudo, é necessário moderação ao consumir.

Poderosa fonte de energia, o chocolate ajuda o raciocínio e pode ser uma boa pedida naqueles momentos de desânimo ou cansaço durante o dia. Mas nem tudo é doçura no chocolate. Muito calórico e algumas receitas, especialmente de bombons e doces a base de chocolate são extremamente açucarados.

Além de engordar, o excesso de chocolate pode provocar reações indesejáveis, como tontura e zumbido no ouvido. O alerta é do médico otorrinolaringologista Fernando Maia (CRM-PR 35967 / RQE 20770).

Segundo ele, isso acontece devido ao açúcar e a cafeína juntos, contido no chocolate. “Algumas pessoas sofrem com aumento da insulina, devido ao aumento no açúcar (glicemia), que, associado com a estimulação excessiva feita pela cafeína, bagunçam todo o funcionamento interno do ouvido. Não raro, as pessoas sentem muitas tonturas e zumbido repentino”, diz o médico.

O doutor Fernando Maia dá algumas dicas para não sofrer os efeitos colaterais do chocolate e aproveitar a páscoa com mais saúde e alegria. Acompanhe:

 

- Coma com moderação (pelo menos tente…);

- Escolha os chocolates com maiores porcentagens de cacau. O ideal é acima de 55%;

- Substitua chocolates ao leite pelos chocolates diets, que não contém açúcares.

Se os sintomas persistirem, procure ajuda médica. O otorrinolaringologista, com conhecimento em Otoneurologia é o profissional preparado para o diagnóstico e tratamento das tonturas, zumbidos e outros distúrbios do equilíbrio corporal.

Deixe seu Comentário