Todos os postos de saúde de Umuarama poderão distribuir medicamentos

Todos os postos de saúde de Umuarama poderão distribuir medicamentos

A partir desta quinta feira (6), todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Umuarama poderão contar com a dispensação de medicamentos para os pacientes.

Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde contratou cinco profissionais farmacêuticos, elevando o quadro de quatro para 10 profissionais, e para 15 o número de postos com atendimento farmacêutico.

Nas unidades que ainda não foram contempladas com o profissional, o atendimento será prestado por auxiliares de farmácia, o que acontece apenas em quatro das 26 UBS.

A secretária de Saúde do município, Cecília Cividini, apresentou os novos profissionais ao prefeito Celso Pozzobom durante reunião na última semana. O chefe da Divisão Farmacêutica da secretaria, Jader Caldas Ferraz, explicou que antes havia farmacêuticos em apenas 15% das UBS de Umuarama.

“Agora essa cobertura chega a quase 60%. As demais unidades estão sendo abastecidas e recebendo mobiliário, enquanto caminhamos para a meta estabelecida pelo prefeito, que é levar o plano de assistência farmacêutica a 100% das unidades”, disse.

Entre as 26 UBS, incluindo distritos, Pronto Atendimento Municipal e a Central Farmacêutica, havia 8 unidades que não dispensavam medicação.

“A partir desta semana, em todos os nossos postos o paciente poderá receber o medicamento. Aos poucos estamos reestruturando a saúde de Umuarama, investindo em todas as áreas. A população já percebe a diferença e as melhorias serão constantes para termos uma saúde cada vez melhor para os usuários”, comentou o prefeito Celso Pozzobom.

A secretária Cecília Cividini informou que a administração tem um cuidado especial com os postos de saúde, que recebem reformas, manutenção em dia e melhorias, dentro das possibilidades orçamentárias.

“Mais de 6 mil pacientes buscam medicamentos na farmácia central a cada mês. São cerca de 280 atendimentos por dia, em média, e a grande maioria é atendida. Essa nova estruturação e a ampliação da assistência farmacêutica possibilitarão, em um futuro próximo, podermos dispensar medicamentos controlados e antibióticos também nas unidades básicas, evitando que os usuários precisem se deslocar até a central farmacêutica”, completou.

Deixe seu Comentário