Guarda atendeu quase 500 ocorrências em junho, a maioria pelo telefone 153

Guarda atendeu quase 500 ocorrências em junho, a maioria pelo telefone 153

A Guarda Municipal de Umuarama realizou 474 atendimentos de solicitações e ocorrências em junho deste ano. Mais uma vez, o maior volume foi a abordagem de pessoas em atitude suspeita para averiguação (94 casos).

Tiveram destaque também o atendimento de denúncias de trânsito – na maioria, veículos estacionados de forma irregular – que somaram 82 ocorrências, bem como perturbação do sossego público (34) e reclamações de andarilhos, pessoas sob efeito de drogas, embriaguez e mendicância (30 solicitações).

O diretor da Guarda, Valdiney Rissato, lembra que o objetivo da corporação é contribuir para a segurança do umuaramense. “Nossa função é zelar pelo bem dos cidadãos e da segurança, realizando policiamento administrativo ostensivo de prevenção a infrações administrativas e penais em todo o território de Umuarama”, afirmou.

A GMU conta com um efetivo de 31 guardas, atende pelo telefone 153 e também é responsável pela proteção do patrimônio público municipal. Os inspetores da GMU prestaram auxílio ao trânsito, com controle do tráfego de veículos e interdição de via em 27 ocasiões.

Receberam denúncia de pessoas em atitude suspeita próximo a residências e comércios (21), realizaram 16 prisões em flagrante e realizaram o mesmo número de atendimentos a situações envolvendo animais; 11 ocorrências na Estação Rodoviária e imediações; também 11 apreensões de drogas; 12 acidentes de trânsito (dois deles com feridos) e nove abordagens de condutores de veículos. Houve ainda sete denúncias de pessoas em atitude suspeita em próprios municipais e seis queixas de pessoa desaparecida ou desorientadas.

“Essas são apenas algumas das ocorrências atendidas pela nossa corporação. E sempre estamos em treinamento, atualizando conhecimentos e práticas para atender cada vez melhor à população”, acrescentou o inspetor Rissato.

Atualmente, em cumprimento às normas da Polícia Federal, a GMU realiza cursos de reciclagem. O treinamento – com 80 horas de atividades – é composto por curso de primeiros socorros, polícia comunitária, trânsito e defesa pessoal, porém a maior parte da carga (52 horas) é cumprida com tiro prático.

Em Umuarama, os treinamentos começaram em abril e a prática de tiro foi iniciada no último dia 20. “Até 15 de julho cumpriremos as horas determinadas pela PF, com sessões no estande da Associação de Tiro Umuarama (Atum), sob a orientação da Polícia Militar”, informou o diretor da Guarda. São pelo menos 50 tiros de revólver e outros 50 com pistola automática. Por outro lado, a GMU também recebeu uma viatura nova durante as comemorações dos 62 anos de Umuarama, um Palio Weekend adquirido pela administração municipal e equipada para o patrulhamento.

A sede da Guarda Municipal fica na Avenida Padre José Germano Neto Junior, 3502, Zona Armazém, e atende ocorrências pelo telefone 153. Para contato por e-mail, o endereço égmu@umuarama.pr.gov.br

Deixe seu Comentário