Frente fria polar pode trazer geada negra para a região nesta madrugada

Frente fria polar pode trazer geada negra para a região nesta madrugada

A nova frente fria que chegou a toda a região Sul do país veio com bastante intensidade e já derrubou as temperaturas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alertad e onda de frio com grau de severidade alto, que começou no domingo (16) e segue até quinta-feira (20) para todo o Sul do Brasil. Pelo período de três a cinco dias as temperaturas devem ficar abaixo dos 5ºC.

De acordo com o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, a frente fria já está atuando no estado e nesta segunda-feira (17) deve trazer chuvas de fraca intensidade para a região. O ar polar intenso está chegando e já derrubou a temperatura em boa parte Sul do país. Nesta madrugada o declínio deve ser mais intenso e a mínima pode chegar perto de 5ºC em Umuarama.

“O céu mais aberto propicia a queda da temperatura. O amanhecer de terça na região de Iporã e Cafezal do Sul deve ter temperaturas na faixa de 1º a 2ºC, com possibilidade de geada em boa parte Noroeste do Paraná, com vento possibilitando até mesmo a geada negra. É uma situação que traz preocupação”, explica o meteorologista.

A geada negra se forma a partir da combinação de ar frio com vento e normalmente traz muitos prejuízos para a agricultura.

Ele ressalta que o valor é medido a um metro e meio de altura, por isso, na relva a temperatura pode ser ainda mais baixa. Braun destaca que ao longo da semana o tempo deve ficar estável, com previsão de 3º a 4º graus e geada.

O meteorologista lembra que a temperatura deve ficar próxima dos menores valores históricos para a região. Na estação localizada em Umuarama a menor temperatura registrada nos últimos anos foi em julho de 2.000, com -0,3ºC e 0ºC em julho de 2013.

Deixe seu Comentário